PMFS Micareta
Facebook
Em cima da hora:
Baile Municipal de Bezerros vende ingressos para show de Araketu
-
  • Facebook
  • Twitter
  • Orkut
  • Feeds
  • Band FM assume a liderança geral em São Paulo

    Redução do volume de audiência das FMs “populares” aproxima estações de outros gêneros


    Band FM assume a liderança geral em São Paulo
    Foto: Reprodução

    No último dia 8 de abril, foi divulgado mais um panorama geral da audiência FM da Grande São Paulo, com base nos dados obtidos pelo Instituto Ibope. No geral o rádio paulistano viu mais uma queda na média de ouvintes por minuto registrada nos principais períodos da pesquisa, situação motivada pela oscilação negativa vista nos números das FMs consideradas “populares”. Porém o panorama não foi negativo para todos, providenciando vários destaques importantes para determinadas emissoras. O ranking foi repassado às agências e emissoras assinantes e o cruzamento desses dados com os seus respectivos destaques você acompanha na sequência (05h-00h, todos os dias e locais, trimestre janeiro a março de 2015):

    Nova líder: O movimento foi ruim para as emissoras populares de São Paulo, com suas médias de ouvintes por minuto diminuindo de forma considerável na comparação com as medições anteriores. Porém isso não produz apenas efeitos negativos, pois existe a disputa por colocações entre concorrentes diretas. Nesse caso o panorama foi positivo para a Band FM 96.1, emissora que oscilou menos que as rivais e acabou cravando a primeira colocação geral de audiência nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira). A Band FM já havia obtido um panorama positivo na pesquisa anterior, quando alcançou a vice-liderança geral. Na sequência estão as rádios Transcontinental FM 104.7 e Nativa FM 95.3.


    Subidas no “top 10”: Diferente do que ocorreu na pesquisa anterior (onde apenas a Gazeta FM 88.1 apresentou oscilação positiva entre as FMs que ocupam as dez primeiras colocações), mais rádios viram suas médias de audiência serem ampliadas no 05h-00h/todos os dias e locais. A Rádio Vida FM 96.5 apresentou uma variação positiva consistente, fato que a isolou na quarta colocação geral em períodos importantes da pesquisa. Também foram observados crescimentos nas médias de rádios como Top FM 104.1 (isolada em quinto geral), 105 FM 105.1 de Jundiaí e Mix FM 106.3 (líder no segmento jovem/pop e que melhora a sua participação no share – partilha do total da audiência FM entre as rádios pesquisadas). Também é destaque a volta da Metropolitana FM 98.5 ao “top 10” do ranking paulistano.


    Diminuiu a distância: Houve um maior “achatamento” da distância entre as primeiras colocadas e as demais FMs participantes do ranking. Isso foi algo importante para as emissoras de outros segmentos que viram suas participações no total da audiência FM ampliar (medido pelo share). Também segue acirrada a disputa por colocações nessa primeira metade da pesquisa, principalmente no segmento adulto-contemporâneo: a Antena 1 FM 94.7 apresentou forte reação na comparação com a medição passada e aparece à frente da Nova Brasil FM 89.7 no período 05h-00h/todos os dias e locais, porém a distância entre as duas concorrentes é pequena. A liderança desse gênero é da Alpha FM 101.7, que segue entre as FMs mais ouvidas de São Paulo


    O mercado também viu melhoras nos índices das rádios Jovem Pan FM 100.9 (agora à frente da Kiss FM 102.1 e CBN FM 90.5, emissoras que ignoraram a tendência de recuo vista no total da audiência FM da Grande São Paulo na comparação com a pesquisa anterior.


    Mais avanços: O rádio FM de São Paulo viu oscilações positivas em várias emissoras participantes. A popular Tropical FM 107.9 melhorou sua média de ouvintes por minuto na comparação com a medição anterior. O mesmo quadro foi visto no índice da Rádio Bandeirantes FM 90.9, jornalística/esportiva que apresentou uma forte reação na atual medição. Outras duas rádios do Grupo Bandeirantes apresentaram crescimento: a SulAmérica Trânsito FM 92.1 (registrou uma de suas melhores marcas em São Paulo) e Bradesco Esportes FM 94.1 (segue avançando aos poucos no ranking paulistano).

    Clique aqui e saiba mais sobre o “Novo Critério Brasil”.


    > Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação de todas as posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.
    Índices - os “pontos” das rádios


    Separamos aqui os índices absolutos da média de audiência das 15 primeiras colocadas, mercado que conta com cerca de 40 rádios participantes. É importante lembrar que um desempenho de audiência de uma determinada FM não pode ser encarado apenas pela posição que a rádio ocupa, já que é importante considerar o perfil e foco de programação trabalhado pelas estações, além do tamanho do universo (ouvintes) que elas disputam (e o número de concorrentes disputando a mesma “fatia de audiência”).
    Veja como ficou essa listagem entre as 15 primeiras colocadas com base no período 05h-00h (todos os dias e locais – janeiro a março/2015), com base no cruzamento de informações de rádios e agências voltadas ao meio.


    01 – Band FM 96.1 – 0.94%
    02 – Transcontinental FM 104.7 – 0.91%
    03 – Nativa FM 95.3 – 0.86%
    04 – Vida FM 96.5 – 0.69%
    05 – Top FM 104.1 – 0.65%
    06 – Alpha FM 101.7 – 0.59%
    07 – Gazeta FM 88.1 – 0.56%
    08 – 105 FM 105.1 – 0.51%
    09 – Mix FM 106.3 – 0.43%
    10 – Metropolitana FM 98.5 – 0.38%
    11 – 89 A Rádio Rock FM 89.1 – 0.37%
    12 – Antena 1 FM 94.7 – 0.29%
    13 – Nova Brasil FM 89.7 – 0.29%
    14 – Jovem Pan FM 100.9 – 0.27%
    15 – Kiss FM 102.1 – 0.26%


    São 39 estações que partilham o total da audiência FM de São Paulo e região metropolitana.


    Fonte: Tudo Radio
     



Os comentários e textos não representam a opinião do portal; a responsabilidade pelo blog é do autor da mensagem.
Folha do Estado da Bahia
Desenvolvido por Tacitus Tecnologia